O NOSSO CORRESPONDENTE CORREDOR E TURISTA, ODIVAL LIMA, ESTREIA O MARATURISMO CONTANDO SUAS AVENTURAS NA ALEMANHA.

O mundo está repleto de adeptos da corrida de rua. Inúmeras são as provas fora e dentro do Brasil. Deste modo, temos que pesquisar bastante antes de escolher qual a prova que iremos participar. A preparação para correr 42km ou até mesmo 21km, não é fácil, principalmente se a ideia for participar de uma prova fora do seu Estado. Entretanto, existe algo de muito bom nisso: Correr e fazer turismo! Correr e conhecer uma nova cidade e um novo pais é uma união perfeita!img-maraturismo01-800x723

No dia 27 de setembro de 2015, participei da 42ª edição da Maratona de Berlim.

Essa Maratona é conhecida pelo percurso rápido e plano. É organizada e apresenta uma temperatura agradável. A Expo é muito boa, pois apresenta uma grande variedade de produtos esportivos e de ótima qualidade. A prova tem como trajeto diversos pontos turísticos de Berlim, como a Avenida Kurfürstendamm, a igreja Gedächtniskirche, a Potsdamer Platz, a avenida Unter den Linden, além da Coluna da Vitória e do Portão de Brandenburgo.

Durante os dias que você ficar em Berlim, o melhor meio de locomoção é o transporte público, ou seja, ônibus, trem e metrô. Mas atenção! Não deixe, em hipótese alguma, de comprar bilhete de transporte urbano e de ativá-lo antes de entrar (no metrô ou trem) ou no próprio veículo (bonde e ônibus). Caso apareça fiscalização e você não tiver comprado e validado o seu bilhete, a multa é bem alta, além do constrangimento que você irá passar!

Não deixe de comer os diversos tipos de sanduíches, especialmente a Salsicha no pão ou com batata, que continua sendo um lanche barato e encontrado em todo lugar. Além do tradicional city tour, algumas visitas obrigatórias: Muro de Berlim, Ilha dos Museus, Reichstag (cúpula de vidro do Parlamento Alemão), Torre de Televisão na Alexander Platz, Checkpoint Charlie e naturalmente o Portão de Brandemburgo. Não achei muito interessantes os passeios de barco pelos canais da cidade, a ida até Potsdam, bem como a visita a campo de concentração.

img-maraturismo03-800x723Quanto a hospedagem, o ideal é você escolher Hotéis perto da Alexander Platz, pois têm bons preços e a localização é ótima. Nessa praça está o ponto inicial (e final) do ônibus para o aeroporto, e por lá passam diversas linhas de metrô, bondes e trens.

Não se confunda com os nomes das estações de metrô e paradas de ônibus, quase todas terminando em strasse (rua), platz (praça) ou tor (pórtico). A maioria das pessoas fala inglês.

Sugiro você chegar no mínimo uns três dias antes da prova, pois 48 horas antes da largada, é aconselhável realizar um treino de apronto. No caso de Berlim, há vários parques e praças onde poderá realizar o treino.

Para finalizar, deixo aqui uma das mais importantes dicas para quem deseja viajar para correr e fazer o seu merecido turismo: não deixe de fazer um bom seguroviagem, preferencialmente com cobertura para doenças preexistentes. Este é um dos aspectos mais negligenciados pelos viajantes. Existem seguros para a prática de atividade esportiva, como corrida, triatlo, etc. Se você tiver um problema, vai ficar bem mais tranquilo. Enfim, se você quer encarar a sua primeira Maratona, ou mesmo reduzir o seu tempo de 42km e aproveitar a oportunidade para fazer um “tour” pela Europa, indico a Maratona de Berlim. Uma das melhores e mais bonitas provas da World Major Marathon.img-maraturismo02-800x723

A próxima edição da Maratona de Berlim ocorrerá no dia 25 de setembro de 2016. As inscrições por sorteio já se encerraram. Mas você poderá realizar sua inscrição através de agências de turismo, que possuem pacotes de viagens que incluem desde passagens aéreas, hospedagens, city tour, kit e inscrição para a prova.

Agora é reunir seus amigos corredores e escolher a prova, pois estarão aptos para um “MARATURISMO”!

Na próxima edição, falaremos e daremos dicas sobre a Maratona de Santiago!

Forte abraço!!!

Odival Lima – corredor e turista

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Maraturismo