Além de segurança, o local proporciona um grau de dificuldade para os praticantes de corrida que os auxiliam a se desenvolver de forma mais rápida no esporte

E aí, vamos correr na Beira Mar? Quem é corredor em Fortaleza certamente já ouviu esta frase. Mas quando alguém fala: Hoje o treino é no Cambeba. Certamente, os menos informados estranham.

O Centro Administrativo do Cambeba (nome do bairro) fica localizado na região sul da cidade, próximo ao Lago Jacarey. Ele possui uma área de cerca de 43 hectares e está situado próximo a alguns bairros bem populosos e em constante crescimento, como Cidade dos Funcionários, Messejana, Lagoa Redonda e outros. O espaço foi inaugurado no início dos anos 1980 e, atualmente, funcionam no local as secretarias da Educação, Planejamento e Gestão, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e Cidades, além do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, Escola de Gestão Pública e Tribunal de Justiça. Abriga também o Escritório Regional do Unicef e a sede do Tribunal de Contas dos Municípios. Onde muitos vêem um local de tomada de decisões importantes, outros viram ali uma oportunidade de negócios. Atualmente, cerca de 15 assessorias esportivas atuam no Cambeba em diversos horários.

Tiago Pereira foi um dos pioneiros a montar a sua assessoria no Centro Administrativo. Segundo ele, antes os treinos eram realizados na Avenida Washington Soares, mas por questões de segurança e pelo Cambeba oferecer mais espaços para estacionamento e conforto para os alunos resolveu apostar no local. Hoje a assessoria conta com turmas tanto nas primeiras horas da manhã, como à noite. “O que é mais interessante é que apesar de estarmos em um espaço onde predominam os servidores públicos, a maioria dos alunos não pertencem a essa categoria. São pessoas que moram na vizinhança e que já não encontravam espaços adequados para o treino”, conta Tiago.

Outra assessoria que atua mais recentemente no local resolveu fazer uma estratégia diferente. Antes de se instalar no Cambeba, foi realizada uma palestra para os servidores do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e montou-se um grupo. “Melhor estar praticando atividade física do que pegar todo o trânsito no horário de pico”, comentou a servidora pública Ana Beatriz Maia. “O que é bacana é que quando um começa, logo vai incentivando o outro e logo estamos cercados de amigos”, completa.

Praticante de corrida há menos de um mês, o empresário Emanuel Henrique conta que começou a atividade porque andava bastante sedentário. Quando soube que havia turmas de caminhada e corrida no Cambeba e por morar próximo ao Centro Administrativo, empolgouse e hoje traz toda a família para treinar.

É o mesmo caso da dona de casa Alcineide Aquino. Antes ela corria no Lago Jacarey, que possui uma pista de Cooper de 800m. Mas, segundo ela, estava cada vez mais complicado correr no local devido à grande quantidade de pessoas. Foi então que resolveu apostar no Cambeba. Hoje ela treina junto com o marido, José Audimar, e os dois já correram juntos um desafio recente de 50km em Aquiraz. “O bom quando a gente começa a correr é que outras pessoas se empolgam com a nossa história e com a transformação do nosso corpo e quando menos esperamos estamos cercados de amigos”, declarou Alcineide.

Desenvolvimento mais rápido

Uma das vantagens apontadas por vários treinadores é que a estrutura do Cambeba oferece, além de segurança, um grau de dificuldade para os praticantes de corrida que os auxiliam a se desenvolver de forma mais rápida no esporte. “O circuito é cheio de ladeiras e curvas, o que dificulta um pouco a vida do atleta, mas o faz desenvolver bem mais rápido do que em circuitos mais planos como o da Avenida Beira Mar”, conta o profissional de educação física Rennê Mazza que montou a estrutura da assessoria há poucos meses na região. Atualmente, a assessoria conta com sete turmas no local e oferece uma estrutura não somente para os corredores como para toda a família.

Fugindo do Trânsito

A maior parte das secretarias e órgãos públicos funcionam no Cambeba até às 17h e o trânsito no final da tarde na região fica bem complicado. Ao invés de perder tempo dentro do carro, o funcionário público Juraci Muniz resolveu ganhar mais qualidade de vida. Ao final de todo expediente, ele vai ao vestiário em que trabalha e troca o sapato e a calça social por tênis e short. “Foi realizada uma palestra no local em que trabalho para falar da importância da atividade física, gostei da ideia e resolvi começar a correr. Minha meta é fazer uma prova de 5km em dezembro”, conta o orgulhoso servidor. Portanto, se hoje um amigo seu te convidar para ir ao Cambeba com ele, não pense que é para resolver alguma coisa em um dos órgãos públicos que lá funcionam. Pode ser que ele queira treinar com você.

  • ponto-de-vista-800x723

    Segurança do atleta

    QUANDO UMA CORRIDA PODE SER PERIGOSA. Cada vez mais, Fortaleza tem sediado eventos de corr…
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em De Olho nas Pistas

Além disso, verifique

Segurança do atleta

QUANDO UMA CORRIDA PODE SER PERIGOSA. Cada vez mais, Fortaleza tem sediado eventos de corr…