QUANDO UMA CORRIDA PODE SER PERIGOSA.

Cada vez mais, Fortaleza tem sediado eventos de corrida de rua, comprovando a vocação do povo cearense para a prática esportiva, em especial, as corridas. Esse fenômeno é muito positivo, pois é fator gerador de desenvolvimento da saúde, bem como de um mercado cada vez mais evoluído, que são os de assessorias esportivas para corridas. Pretendemos destacar alguns cuidados que tanto os corredores como aqueles profissionais de educação física e gestores, que trabalham com assessorias para corridas, devem ter ao participarem dos eventos de corrida de rua.

img-ponto-de-vista-350x163

O importante é que todos os praticantes saibam que, para sua segurança, em uma prova de corrida, quer seja realizada na rua, na praia, nas montanhas ou em qualquer outro tipo de terreno, é necessário que o organizador cumpra uma série de obrigações legais, como a liberação da entidade FCAT (Federação Cearense de Atletismo), com apresentação de croqui do percurso e autorização do órgão de trânsito responsável pela via que será utilizada, seja municipal, estadual ou federal – isto está estabelecido no código de trânsito brasileiro na Lei 9503/97 art.67; a aquisição de seguro para todos os participantes, bem como a presença de ambulância para atendimento, caso necessário.

“Não pode haver corrida sem a permissão conjunta da Federação ou Confederação da modalidade e do órgão de trânsito.”

É preciso também que o organizador observe outras autorizações que possam vir a existir dependendo da estrutura administrativa de cada cidade que sediará o evento.

Vale ressaltar que Fortaleza está entre as primeiras capitais no ranking brasileiro de corridas de rua e é a maior em número de assessorias esportivas organizadas em uma associação. A AEAF-CE (Associação das Assessorias Esportivas em Atividades Físicas do Estado do Ceará) é pioneira no Brasil e está comprometida junto com a FCAT (Federação Cearense de Atletismo) em proporcionar segurança aos praticantes de corrida no Estado do Ceará.

É fundamental que todos os treinadores, gestores e atletas procurem se informar sobre a situação legal das corridas, que estão pretendendo participar.

As provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação, só poderão ser realizados mediante prévia permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via e dependendo de autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas.

 

  • olho-na-pista-800x723

    Cambeba

    Além de segurança, o local proporciona um grau de dificuldade para os praticantes de corri…
  • corredor-pipoca

    O CORREDOR PIPOCA

    “AMANHÃ TEM CORRIDA, QUEM VAI? VAMOS NA PIPOCA?” Esse diálogo hipotético vem se repetin…
Carregar mais artigos relacionados
  • corredor-pipoca

    O CORREDOR PIPOCA

    “AMANHÃ TEM CORRIDA, QUEM VAI? VAMOS NA PIPOCA?” Esse diálogo hipotético vem se repetin…
Carregar mais em Ponto de Vista

Além disso, verifique

Cambeba

Além de segurança, o local proporciona um grau de dificuldade para os praticantes de corri…