Caros leitores, abordaremos um tema inerente a prática de corrida de rua. Lesões desportivas! Embora queiramos uma distância do assunto, pode ser que em algum momento você passe por isso. Geralmente, as pessoas acometidas por uma lesão experimentam algumas reações emocionais neste processo, tais como: negação, raiva, barganha, tristeza e aceitação.

O que ocorre, num primeiro momento, é que o atleta ou praticante nega sua lesão, não aceitando o seu estado; quando percebe que realmente não há o que fazer, pode agir com agressividade, dirigindo a si ou as pessoas que o cercam; passada essa fase, ocorre uma certa negociação no sentido de iniciar o tratamento; por fim, vem a aceitação de perceber o que de fato está ocorrendo, gerando um envolvimento maior a todo o processo de reabilitação, levando a melhora do quadro.

“APROVEITEM SEUS TREINOS PARA TRABALHAR O SEU PREPARO PSICOLÓGICO”

Ricardo Ângelo Psicólogo esportivo e maratonista

 

Como psicólogo indico aos atletas e praticantes de exercício ampliar o leque de atividades que geram doses de “prazer” além do esporte em si, pois se deixarmos de praticá-lo, mesmo que momentaneamente, acabamos caindo numa atmosfera que dá uma sensação de que falta algo e nos vemos “infelizes”.

“AO INVÉS DE LAMENTAR, POR QUE NÃO LANÇO MÃO DE PALAVRAS DE INCENTIVO?”

Ricardo Ângelo Psicólogo esportivo e maratonista

 

Outro ponto a se destacar seria o retorno. Muitas vezes voltamos com um certo receio de nos lesionarmos novamente, como se fosse um “trauma”. Isso impede que tenhamos evolução. É interessante criar metas viáveis, junto com seu treinador, para não exagerar no início, o que pode levar a uma nova lesão. Usar técnicas de mentalização e visualização são importantes tanto na recuperação quanto no retorno, ajudando na superação desse obstáculo, que é a lesão desportiva.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Superação

Além disso, verifique

A corrida como um resgate de vida

Conheça a história da professora Flávia Saraiva, que trocou um Transtorno de Compulsão Ali…