longevidade&saude-logo

Observando grupos de pessoas com mesma faixa etária, homens ou mulheres, poderemos perceber que alguns parecerão mais jovens e outros mais velhos do que realmente o são. Isso se deve ao fato de que envelhecemos em diferentes velocidades, por diversos fatores. A boa notícia é que podemos interferir a nosso favor em qualquer desses fatores. Já é de conhecimento de todos que pensar positivo, dormir bem, controlar o estresse, ingerir alimentos naturais é benéfico à saúde, embora nem todos saibam por quê.

O que as pessoas em geral não sabem é que o equilíbrio metabólico, bioquímico e hormonal dita as regras do bom funcionamento do organismo. Manter as vitaminas, minerais e eletrólitos em bons níveis, equilibrar os hormônios, não só os sexuais, fortalecer sistema imunológico e circulatório, controlar a acidemia e evitar a oxidação excessiva são poderosas medidas antienvelhecimento precoce.

O que dizer dos fatores genéticos?

Há uma frase muito antiga que vale ainda hoje: ”Você
é o que você come”. O alimento certo tem poder de desviar tendências genéticas para algumas doenças. E agora com os recursos da engenharia genética já podemos traçar o nosso perfil metabólico/nutricional e até o esportivo analisando o nosso DNA. Daí surgiu outra frase que adoro: “Seu DNA, sua dieta”. Sofisticado e moderno, o exame é feito de maneira simples e indolor, através de uma escovinha na mucosa da boca e, após análise do geneticista, teremos informações que outrora não tínhamos acesso.

“Com os recursos da engenharia genética já podemos traçar o nosso perfil metabólico/ nutricional analisando nosso DNA”

Já imaginou você ou seu filho, em qualquer idade, conhecer as características genéticas que mostram como seu corpo metaboliza os alimentos, quais são suas necessidades nutricionais e de reposição de algumas vitaminas, seu poder de desintoxicação, suas intolerâncias alimentares, suas tendências para algumas doenças e ainda receber soluções que modifiquem as tendências genéticas indesejáveis? Tudo isso é uma pequena amostra do quanto o mundo mudou e a expectativa de vida aumentou. Vamos acompanhar os acontecimentos e viver mais, com qualidade!

Dra Silvana Macedo Médica CRM 4927 Foto: Arquivo Pessoal
Dra Silvana Macedo – Médica CRM 4927 | Foto: Arquivo Pessoal
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Publieditorial

Além disso, verifique

Prescrição de treinos através do DNA

A genética dos seus treinados em suas mãos Quem trabalha com preparação física e prescriçã…